<< voltar

Pergunta nº: 399
07/07/2010 - Solange Medina
Consulta: Segundo alguns gramáticos consultados, o termo caixa (funcionário (a) que trabalha na caixa pagadora/registradora de um estabelecimento) deve ser usado no masculino.No jornal, como fazer para não confundir o leitor, caso esse caixa seja do sexo feminino? Por exemplo:
- Dois homens, armados, renderam o caixa da Loja.
Eu pergunto: o leitor, nesse caso, entenderia, à primeira vista, que se trata de um funcionário do sexo feminino? Penso que não. A não ser que ele continuasse lendo a matéria: Maria estava grávida e sentiu-se mal ao ver a arma dos bandidos.
Ou eu corrigisse para:
- Dois homens, armados, renderam uma funcionária do caixa da Loja X.
Mais este exemplo:
- O caixa do Ponto Frio chegou atrasado. Entendo, nessa frase, tratar-se de um homem. Se se tratasse de uma mulher eu usaria:
- O caixa do Ponto Frio chegou atrasada. Correto, mestra?

Resposta:
É muito mais simples, Solange. A palavra usada para designar o indivíduo que trabalha numa caixa registradora é dicionarizada como substantivo de dois gêneros. Ou seja, caixa serve tanto para o homem quanto para a mulher – o que distingue a referência a uma ou outra pessoa é o artigo, assim como acontece com o/a jornalista, o/a atleta [confira Mural de Consultas – Pergunta 205]. Sendo assim, o entendimento fica fácil, esteja ou não o nome da mulher ao lado da palavra caixa:
- Dois homens, armados, renderam a caixa Maria da Loja Tal.
- Dois homens, armados, renderam a caixa da Loja. Maria estava grávida e sentiu-se mal ao ver a arma dos bandidos.
- A caixa da Loja Tal chegou atrasada.

<< voltar