<< voltar

Pergunta nº: 254
Anônimo
Consulta: Gostaria de uma explicação precisa sobre Paráfrase e Perífrase.

Resposta:
Paráfrase é o desenvolvimento de um texto conservando-se as ideias originais; é a interpretação de um trecho, o comentário que se faz sobre um texto sem alterar seu significado. É explicar com suas próprias palavras, diferentes das do autor. Quando se faz uma citação, todas as palavras têm de ser copiadas literalmente, e o trecho vai entre aspas. Na paráfrase, você diz, de modo equivalente, o que o autor quis dizer.
Um pequeno exemplo: Você lê: "Não se pode modificar a língua no sistema escolar sem modificar todas as leis que definem o valor dos produtos linguísticos das diferentes classes no mercado. Nem tampouco se pode modificar as relações de dominação na ordem linguística, isto é, sem modificar as relações de dominação."
E você parafraseia: "Afirma o autor que não se pode esperar da escola a modificação das relações de dominação linguística, que são o espelho das relações econômico-sociais: a escola é impotente, e a solução dos problemas de discriminação que nela ocorrem (entre estes, os linguísticos) está fora dela, e só ocorrerá com a modificação das relações de dominação econômica e social."
Na perífrase você exprime com mais palavras aquilo que poderia ser dito com menos. É um circunlóquio, um rodeio. Por exemplo: "Ela está acostumada a fazer pratos ótimos na cozinha." por: "Ela cozinha bem." Na gramática, temos as locuções verbais, que são perífrases: Ele acaba de chegar por Ele chegou. Vamos viajar. por Viajaremos.

<< voltar