Pergunta nº: 489
25/01/2022 - Adroaldo A.
Consulta: Esta semana ouvi o rapaz da previsão do tempo na TV dizer "segue sendo ensolarado". Está certo isso? Quero dizer, não poderia ser melhor? Parece que agora nos noticiários eles só usam o verbo seguir. Esqueceram do "continuar". Obrigado.
Resposta:
Sim, aí houve um excesso. O certo seria dizer apenas: “continua ensolarado”, ou até mesmo “segue ensolarado”, sem o gerúndio em razão do adjetivo depois do verbo (outros exemplos: continua tranquilo, segue tranquila, sigo/continuo satisfeito).
Já com a finalidade de exprimir uma continuação do ato ou da ação, tanto seguir quanto continuar têm a mesma função de verbo auxiliar quando seguidos de gerúndio ou da prep. A + infinitivo, como nestes casos: seguiu/continuou dizendo besteiras; segue/continua discursando depois de meia hora; segue a perguntar pela mãe; continua a falar do desastre depois de um mês.
O problema hoje é o exagero, ou seja, a troca sistemática do verbo continuar pelo seguir. Certa vez, numa aula para jornalistas, mostrei uma pequena notícia do jornal local sobre uma personalidade que “segue doente”, onde se via mais quatro vezes o uso de seguir. O verbo continuar simplesmente foi esquecido! Assim fica ruim de ler ou de ouvir...