Pergunta nº: 447
20/07/2015 - Eduardo Roque Filho
Consulta: Se quem nasce em Várzea Grande é varzeano, por que quem nasce na Austrália é australiano? Lembrar que quem nasce no Acre é acriano...
Resposta:
A grafia oficial* do que ou de quem é natural do Acre foi sempre “acreano”, a qual convive hoje com a forma preconizada pelo Acordo Ortográfico: acriano, ou seja, -ano com a vogal de ligação -i, usada por analogia com as palavras que têm o -i- no radical, como australiano, indiano, horaciano.
Nos outros casos, o -i toma o lugar da vogal átona (inclusive -y) da palavra-base: sartriano (de Sartre), machadiano (de Machado [de Assis]), camoniano (de Camões) etc.
A terminação -eano é excepcional, ocorrendo quando o radical termina em -e tônico (-e do radical + -ano sufixo): Taubaté > taubateano; Coreia > coreano; Montevidéu > montevideano; Várzea > varzeano.
*Em 28/7/2016 o governo do Acre, pela Lei n. 3.148, instituiu o termo “acreano” com “e” como o gentílico oficial do Estado. A lei determina que fica “facultado, no âmbito da administração pública estadual, em respeito aos usos, costumes, memória social, aspectos históricos e culturais, o uso do termo ‘acreano’, em preferência à construção ortográfica ‘acriano'".