Não Tropece na Língua

Número: 247
Data: 17/08/2016
Título: LÍBERA, PERDA, RELAMPEAR, COMPOTA

 --- Qual o feminino de líbero? A.J.S., Palmas/TO

 

Líbero não é adjetivo de dois gêneros (como lateral, ponta de lança, meia-esquerda), portanto seu feminino é feito pela troca do o final por a: líbera. Deve-se dizer "a líbera Janete saiu à frente" assim como se diz "a zagueira Maria, a goleira Renata". 
 
--- Não perca a data da prova ou não perda a data da prova. A dúvida é: quando podemos usar um ou outro? Alessandra Silva, Camaragibe/PE
 
A palavra perca é uma forma do verbo perder (subjuntivo presente e imperativo):
 
Espero que você perca esse hábito de roer unhas.
 
Não levará muito para que eu perca a vontade de me candidatar ao cargo.
 
Não perca a data da prova, meu filho.
 
E perda é o substantivo correspondente, o ato ou efeito de perder, a privação. Pode-se falar em: uma grande perda, a perda dos documentos, sofrer algumas perdas, passar por uma perda dolorosa, etc.
 
--- O que é correto: relampiar ou relampejar? "Está relampejando ou relampiando”? L.B., Cianorte/PR
 
Tanto faz dizer “está relampejando” quanto “está relampeando” (observe a grafia do gerúndio com e, e não i). Relampejar é a forma mais usual e tem por sinônimo relampear ou relampaguear (este último, sim, é verbo pouco usado). 
 
--- Tenho dúvida em relação aos termos compota e conserva, a definição de cada um. No Houaiss e no Aurélio, pelo menos para mim, não estão claras as definições. Aqui no Sul, convencionou-se dizer que conserva tem açúcar e compota não. Gostaria de sua opinião sobre as expressões. J. H., Porto Alegre/RS
 
Na verdade, é o contrário do que você está dizendo, pois compota é sempre doce, e conserva pode ser doce ou não.
 
A compota é um doce de frutas em calda. Por exemplo:
 
Minha avó fazia compotas de maçã e de pêssego como ninguém.
 
Vou servir-lhe uma compota de figo da Grécia.
 
A conserva se refere ao líquido ou à calda doce ou salgada em que o alimento é conservado. Usa-se em geral com a preposição em. Por isso, temos: pepino em conserva, figo em conserva (ou em calda), pera em conserva (ou em calda) e assim por diante.