Não Tropece na Língua

Número: 234
Data: 18/05/2016
Título: DE HIFENS, PONTOS, ABREVIATURAS ETC. (1)

 --- Gostaria que fosse esclarecida uma dúvida, cuja resposta pesquisei e não encontrei: PT saudações . O que quer dizer o PT? Sei que é algo do tipo do PS do final de carta, mas não me lembro ao certo. Miriam, São Paulo/SP

 

O “PT” nesse caso é abreviatura de ponto. Era assim usado em telegramas em razão do código Morse. A Miriam deve ser bem jovem, por isso não teria mesmo como saber isso, uma vez que hoje em dia os poucos telegramas circulantes são transmitidos de outra forma. Já a partir do telex o ponto passou a ser grafado por seu sinal próprio. A vírgula também, que anteriormente era VG. Vejamos um exemplo de cada época:
 
CHEGO DIA 12 PT AVISAR MAMAE VG LENA E CRIS PT FAVOR ME ESPERAR PT  SAUDAÇÕES  [antigo]
 
CHEGO DIA 12. AVISAR MAMÃE, LENA E CRIS. FAVOR ME ESPERAR. SAUDAÇÕES [atual]
 
 
--- Quando escrevemos LTDA. após o nome de alguma empresa acrescenta-se o ponto por ser abreviatura? Sendo assim para continuar a frase seria correto usar a vírgula logo depois do ponto? Isis Diniz, São Paulo/SP 
 
Sim, o ponto utilizado após Ltda. é abreviativo; não é ponto final, por isso cabe a inicial minúscula depois dele. Em qualquer abreviatura deve-se manter o ponto mesmo quando se usa uma vírgula em seguida: 
 
A cobrança será feita por Marca Ltda., que para isso será contratada.  
 
Pretendem comprar ações da Famos Filter S. A., conforme orientação dos investidores.
 
 
Ao terminar uma frase, porém, considera-se o ponto abreviativo como ponto final. Ou seja, não é necessário pontuar duas vezes. Exemplos:
 
Interpôs agravo de instrumento contra Marca Ltda. A empresa tem sede no Pará.
 
Adquiriu telhas, tábuas, pregos etc.  Pagou tudo à vista. 
 
Encaminhamos o caso à deliberação de V. Exas. O prazo para resposta é de dez dias.
 
 
--- Gostaria de saber se posso usar ponto e vírgula após o etc. Mileide Cristine, São Paulo/SP 
 
Sim. Após o etc. você pode usar qualquer pontuação (vírgula, ponto e vírgula, ponto de exclamação ou de interrogação), respeitando o ponto abreviativo de etc.
 
Maria comprou laranja, maçã, pera etc.; pagou com cartão de crédito, no entanto.