Não Tropece na Língua

Número: 233
Data: 11/05/2016
Título: SUBSTANTIVOS CONCRETOS E ABSTRATOS

 --- Muita gente me pergunta o seguinte: calor, frio e vento são substantivos concretos ou abstratos? O que responder? Edmilson Sá, Arcoverde/PE

 

Pensando bem, é pouco relevante, para quem quer apenas desenvolver uma boa redação, saber a diferença entre substantivos concretos e abstratos, razão pela qual pouco tenho me preocupado em trazer questões sobre tais assuntos para esta coluna. Mas como exercício intelectual, é interessante. E faz parte do processo de ensino-aprendizagem da língua nacional na escola. Por isso tentarei dar uma resposta ao professor Edmilson.
 
Certamente não foi ou não é fácil perceber a diferença entre eles, e portanto há divergência de entendimentos e de explicação nos livros de gramática. “A distinção entre concretos e abstratos é mais filosófica do que linguística e, dentro da filosofia, muito fugidia” (Mattoso Câmara Jr.).
 
Pode-se afirmar que são concretos os substantivos que se referem a seres materiais ou espirituais, reais ou fictícios: casa, cor, dente, leão, Deus, saci-pererê, fada, alma, triângulo, o amigo, o diplomata, (o) japonês, (o) brasileiro etc.
 
São substantivos abstratos os atributos, estados, qualidades e ações, derivados de um conceito original. Eles não existem por si sós. Não possuem forma. Digamos que não podem ser desenhados, uma vez que não transmitem uma imagem. Assim, calor e frio são abstratos, gramaticalmente falando, embora nós os sintamos de modo concreto. São também abstratos todos os substantivos que exprimem sentimentos e emoções – qualidades da alma. Você pode desenhar um homem triste, uma mulher vaidosa, mas não a tristeza ou a vaidade, por exemplo.
 
Revendo: vento (ou ventania) é conceito original, não é atributo (e para uma criança tem uma certa forma – ela consegue desenhá-lo, sem dúvida). É, portanto, concreto. Já calor e frio (= frieza) são atributos, da mesma forma que amor, tristeza, alegria, saudade, brancura, consolo, maciez, pobreza e admiração, todos substantivos abstratos.
 
Quando os alunos já conhecem bem os conceitos de verbo, adjetivo e substantivo, sua forma e função, é possível mostrar-lhes que são abstratos os substantivos derivados de duas outras classes: do adjetivo e do verbo. Pode o professor apresentar exemplos e exercícios mais ou menos assim:
 
Estou sempre contente. [adjetivo] - Meu CONTENTAMENTO é enorme.
 
Mirtes fica aborrecida por pouco. [adjetivo] - Seu ABORRECIMENTO é deplorável.
 
O chefe se mostrou satisfeito conosco. [adjetivo] - A SATISFAÇÃO dele resultou em aumento salarial.
 
Está um dia muito quente. [adjetivo] - O CALOR de hoje está insuportável.
 
Admiro seu trabalho. [verbo] - Minha ADMIRAÇÃO por seu trabalho é grande.
 
Quero felicitar você. [verbo] - Desejo-lhe FELICIDADES. 
 
Vendeu apenas quatro livros. [verbo] - Foi fraca a VENDA dos livros.
 
Três pessoas caminharam até o alto da montanha. [verbo] - A CAMINHADA foi difícil.
 
Todas as palavras em caixa-alta acima são substantivos abstratos que derivam de um adjetivo ou de um verbo. Então, é possível dizer que os substantivos que não dão nenhuma ideia de qualidade, atributo ou ação e que não são formados de nenhuma outra classe de palavras são substantivos concretos.