<< voltar

Número: 116
Data: 16/01/2020
Título: RASTREABILIDADE E RENUMERAÇÃO – PREFIXO RE

--- Existe a palavra rastreabilidade? Só encontrei rastreamento. É modismo? Inclusive nosso Ministro da Agricultura [2002] usa esse termo. Lúcia, São Paulo/SP


Devemos nos lembrar que não se encontram nos dicionários todas as palavras de uma língua que os falantes utilizam. Os dicionários não dão conta dos milhares de vocábulos potencialmente dicionarizáveis; apenas registram as palavras que são matrizes do idioma e só algumas das várias outras que podem ser delas derivadas. Por isso é que não se vê dicionarizado nenhum advérbio em “mente”, pois se sabe que para formar “admiravelmente”, por exemplo, basta conhecer o adjetivo “admirável”.


Nesse sentido é interessante conhecer os prefixos e sufixos de uma língua, pois eles nos permitem não só formar as palavras que desejamos como também entender melhor novos vocábulos. É o caso, por exemplo, do termo “desbussolado”, que um psicanalista usou (Istoé nº 1648, p. 75) para exprimir que não há mais bússola a nos guiar: “O homem está desbussolado”.


Há alguns sufixos que se agregam ao adjetivo para formar substantivos que indicam qualidade, propriedade ou estado. Um deles é -dade, sufixo que se encontra em:


bondade (de bom)

imprevisibilidade (de imprevisível)

umidade (de úmido)

possibilidade (de possível)

felicidade (de feliz)

modernidade (de moderno)


Rastreabilidade, portanto, é a qualidade do que é rastreável. Ou por outra, rastreabilidade é a possibilidade que algo tem de ser rastreado. Exemplo:


A Embrapa acompanha a implantação do sistema de rastreabilidade dos bovinos, com implantação de um chip nos animais para identificar sua origem e genética.


Esta palavra, aliás, tem um sentido diferente do substantivo rastreamento, que se origina de rastrear + -mento. O sufixo -mento é utilizado na formação de um substantivo derivado de verbo para indicar ação, resultado da ação ou instrumento. É o caso, por exemplo, de:


pensar – pensamento

impedir – impedimento

recolher – recolhimento

acompanhar – acompanhamento

polir – polimento


Rastreamento, por conseguinte, é a ação, o ato ou efeito de rastrear:


Velloso quer ainda o rastreamento das operações financeiras já detectadas pelo BC envolvendo os cheques administrativos.


--- Renumeração e renumerar não existem?! Consultei o Aurélio e o Michaelis e não encontrei essas palavras em nenhum deles... Como numeração e numerar existem, posso criar renumeração e renumerar ou haveria outras palavras mais adequadas para indicar que vou dar novo número a algo (no caso, um inciso) anteriormente numerado? Myrna Christina Moroz, São Paulo/SP


Podemos usar renumerar e renumeração à vontade. Como já disse, os dicionários não trazem todas as palavras a que se pode agregar o prefixo re-, mas a língua faculta a sua composição com verbos e substantivos para lhes dar o sentido de repetição ou de movimento para trás.


Só devemos observar que re se une ao radical sem hífen – dobra-se o s ou o r quando for o caso, e cai o h: refluir, refazer, remarcação, renomeação, reaver, reidratar, rerratificação, ressaber, ressignificar, etc. O Acordo Ortográfico manteve a tradição na grafia de reedição, reeducar, reestabelecer, etc. Ou seja, não se usa hífen para separar as duas vogais iguais neste caso.


download PDF

<< voltar

Instituto Euclides da Cunha
Luiz Fernando de Queiroz, diretor
Rua Marechal Deodoro, 235 cj. 1204 - CEP 80020-907 - Curitiba - PR
Fone (41) 3223.6543 - linguabrasil@linguabrasil.com.br