Não Tropece na Língua

Número: 007
Data: 13/12/2017
Título: VIR AO ENCONTRO DE, VIR DE ENCONTRO A

Vir de encontro a e vir ao encontro de são duas expressões semelhantes na forma mas opostas na ideia que exprimem. É importantíssimo saber a diferença entre elas, não só para interpretar corretamente um texto (supondo que ele esteja correto) como para informar de maneira precisa o que se quer dizer ao usar tal expressão. O problema é que ambas podem se encontrar no mesmo tipo de frase, por exemplo:


(1) A promessa veio de encontro aos nossos desejos.

(2) A promessa veio ao encontro dos nossos desejos.


Dependendo da promessa, você escolhe a primeira ou a segunda opção. Em (1), o prometido deve ser desagradável, ruim, pois “de encontro a” dá ideia de oposição, contrariedade. Em (2), o sentido muda completamente, pois “ao encontro de” sugere algo agradável, bem-vindo; dá ideia de favorecimento. Portanto, ao ler cada uma das frases abaixo, você a interpreta conforme a expressão utilizada:


Sem dúvida, a construção de uma usina termelétrica virá de encontro aos interesses dos habitantes da localidade a ser atingida.

Os homens públicos devem vislumbrar saídas que venham ao encontro das aspirações não só do seu eleitorado mas de toda a população.

“O deficiente só dá audiência [na TV] porque vem ao encontro de nossos desejos mais íntimos de saciar a curiosidade sobre um assunto proibido.”

A instalação de uma feira no bairro vem de encontro à vontade da minoria abastada.

Comportamentos antiéticos deveriam levar a pessoa a repensar os valores de sua profissão, pois caso contrário ela estará indo de encontro a todos os princípios de seu juramento.


Em suma, a interpretação depende do contexto. Em geral a própria frase ou o parágrafo traz uma palavra negativa ou positiva que corrobora a expressão em uso. Observe os grifos:


Os noivos subiram a escadaria da igreja para ir ao encontro da felicidade.

Acho ótima sua ideia. Ela vem ao encontro do que eu tinha imaginado.

Infelizmente seu projeto vai de encontro ao desejo da maioria.

Essa medida arbitrária virá de encontro às aspirações da sociedade.


Além disso, as expressões são usadas no seu sentido mais óbvio, de “encontrar” mesmo, por um lado, e de “bater, ir contra”, por outro, como nos seguintes exemplos:


Subiu a rampa para ir ao encontro do Presidente.

O carro desgovernou-se e foi de encontro ao muro.

Voltem o mais rapidamente à nossa companhia, ao encontro de seus amigos do campo e dos bairros; visitem nossas casas; conversem conosco.


Guarde este resumo:


AO ENCONTRO DE: a favor, favorável a; para junto de

DE ENCONTRO A: contra; em oposição, em prejuízo de