Não Tropece na Língua

Número: 191
Data: 23/06/2021
Título: GRAFIA DE NÚMEROS, DIA PRIMEIRO, ENDEREÇO

--- Quando devemos usar números por extenso ou em algarismos num texto? Há um limite (até determinado número) para se escrever por extenso? Como devemos proceder? Procurei em algumas obras de gramática e nada encontrei nesse sentido.  S. S. L. B., Tubarão/SC

 

Trata-se mais de uma convenção gráfica do que de uma norma gramatical: costuma-se escrever por extenso os números de apenas um dígito, quais sejam, de 1 a 9, o que é importante sobretudo nos dois primeiros quando eles se encontram diante de palavra feminina. Em vez de “Acharam as 2 crianças sequestradas” deve-se escrever “Acharam as duas crianças sequestradas”.

 

Igualmente, pode-se (não é obrigatório) escrever por extenso qualquer número que seja dito ou escrito numa só palavra, como as dezenas e as centenas [dez, noventa, cem, quinhentos], apesar de terem dois ou três dígitos. Deve-se evitar a grafia por extenso – salvo nos casos específicos, como documentos – de números que parecem pequenos mas comportam mais de duas palavras, como por exemplo 23 - vinte e três e 187 - cento e oitenta e sete. A grafia em algarismos sempre proporciona uma leitura visual mais rápida. 

 

Alguns exemplos de redação correta:

 

Foram investigados dois políticos e mais de 30 advogados.
 

O governo autorizou o resgate de 53 brasileiros na Bolívia.
 

Pretendem construir 19 edifícios no mesmo condomínio.
 

Das nove pessoas abordadas, cinco disseram que já produziram mais de 250 peças nos últimos dez meses.
 

Falam como se, em cinquenta anos, não tivessem sido realizados inúmeros trabalhos em semiologia, sociologia, psicolinguística.

 

DIA PRIMEIRO

 

--- Como é a forma correta de "Dada e passada nesta cidade do Rio Grande, aos dois dias do mês de agosto de dois mil e dois" ao se tratar do primeiro dia do mês? César Almeida Lehn, Rio Grande/RS

 

O equivalente a “aos dois dias, aos três dias do mês...” (fórmula usada em atas e alguns documentos oficiais) é: ”Dada e passada nesta cidade do Rio Grande, no primeiro dia do mês de agosto de dois mil e dois”.

 

Tanto é assim que a norma oficial para escrever essa mesma data em algarismos é 1º de agosto de 2009 (e não 01 ou 1), que se lê primeiro de agosto.

 

Aproveito para lembrar que a indicação do ano não deve conter ponto entre a casa do milhar e a da centena: 1822, 1999, 2010 (e não 2.010).

 

ENDEREÇO

 

--- Qual o correto: Rua dos Andradas, 721 ou Rua dos Andradas, nº 721 ou Rua dos Andradas nº 721?  J.S., Porto Alegre/RS 

 

As três formas estão corretas, com preferência pela primeira delas, em que se separa a rua ou logradouro do número com uma vírgula apenas: Rua dos Andradas, 721.